jornalnoturno

Um apreciador da linguagem

In José Luiz Fiorin, Teorias do Jornalismo on 11 de julho de 2010 at 20:15

Maria Amélia Gil

José Luiz Fiorin nasceu em Birigui, estado de São Paulo, em 1942. Pretendia cursar Direito no Largo São Francisco, mas precisou mudar os planos por algumas situações em sua vida. Foi, então, estudar Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, onde aprendeu a gostar do magistério. Ministrou aulas em Penápolis, Piacatu, Birigui, Guaraçaí, São Paulo e Distrito de Roteiro. Neste último ensinava português a adultos imigrantes que só falavam a língua japonesa.

José Luiz Fiorin

José Luiz Fiorin

Após ser transferido para São Paulo, devido a um concurso, fez mestrado e doutorado em Linguística, na USP. Fez pós-doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, nos anos de 1983 e 1984, e também na Universidade de Bucareste, na Romênia, em 1991 e 1992.

Um dos maiores especialistas brasileiros em pragmática, semiótica e análise do discurso, Fiorin se interessa por todos os aspectos da linguagem, desde uma simples conversa com amigos, até as artes como cinema, literatura e teatro. É fã de romances policiais e música popular, além de ser um ávido torcedor do Palmeiras.

Entre suas obras, destacam-se O regime de 1964: discurso e ideologia (1988); Elementos de análise do discurso (1989); Linguagem e ideologia (1995); Para entender o texto: leitura e redação (1995); As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo (1996); Lições de texto: leitura e redação (1996); além de vários artigos e capítulos de livros. Seu recente trabalho, Em busca do sentido (2008), é uma coletânea de artigos escritos em diversos momentos de sua vida acadêmica, e que transparecem a inquietude de um pesquisador no auge de sua maturidade intelectual.

Fiorin já ocupou cargos importantes como o de chefe do Departamento de Linguística da FFLCH/USP, membro do Conselho Deliberativo da ANPPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) e consultor da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi também membro do Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de 2000 a 2004, membro do Conselho Deliberativo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), representante da área de Letras e Linguística na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), de 1995 a 1999, e presidente do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo). Atualmente está aposentado.

Deixe um comentário